Olá amigos é um prazer enorme está aqui de volta, desta vez trago um assumto muito importante para quem trabalha com editoração de imagens, mãos à obra…
Aqui vamos ver alguns conceitos básicos sobre arquivos de imagens, necessários para que você possa criar e editar imagens eficientimente.
São três aspectos prinicipais que irão determinar as características gerais de uma imagem: Tamanho, Resolução e Modo de Cores. Você precisa entender como estas propriedades interagem entre si, para que a imagem contenha as características que seu emprego requer.
Além disso, outro aspecto que não pode ser deixado de lado, é o formato de arquivo em que a imagem será gravado. É preciso que você escolha um tipo coerente à aplicação que a imagem terá.
TAMANHO DA IMAGEM
O tamanho da imagem simplesmente se refere às dimensões que ela possui. Notoriamente, se você estiver trabalhando com imagens a serem impressas, a unidade de medida a ser usada deverá ser emmilímetros ou centímetros – ou mesmo em polegadas.
Se a imagem for para uso eletrônico – para ser visualizado apenas em monitores, como, por exemplo, na internet – fará mais sentido se as dimensões estiverem expressas em pixels.
RESOLUÇÃO
Uma imagem bitmap é composta por vários pontos (pixels), agrupados em um padrão. A quantidade de pontos que compõem a imagem irá afetara sua qualidade; afinal, quanto mais pontos existirem em uma certa área, menos aparentes eles serão e mais definição a imagem terá.
A resolução se refere justamente a quantidade depontos que compõem uma “área” – na verdade, uma linha – da imagem. A unidade de medida usual é o dpi, dots per inch, ou pontos por polegadas.
A finalidade da imagem deve ser considerada na hora de determinar a resolução. Se ela for ser impressa, é aconselhável usar uma resolução mais alta – ou seja, uma uma quantidade maior de dpi.
Para imagens coloridas, ela deve ser de pelo menos150 dpi, embora o aconselhávelseja pelomenos 300.
Para imagens em tons cinza, uma resolução de 150 dpi deveser mais do que o suficiente, na maioria dos casos.
O tipo de impressora que será usada tambéminfluencia na qualidade da imagem. Assim, não fará diferenã usar uma resolução de300 dpi se aimpressora não tiver capacidade de alinhar esdta quantidade de pontos de forma eficiente. Resoluções maiores serão desperdiçadas na maioria das impressoras; apenas as de última geração irãotirar proveito de resolução altas.
Já no caso das imagens a serem vistas apenas em monitores, não há necessidade para aumentar a resolução para mais de 72 dpi. O aspecto mais importante nesse caso são as dimensões da imagem em pixels, que determinarão o tamanho em que será vista no monitor, de acordo com a resolução de sua tela.
Caso seu monitor esteja emresolução alta – como 1024×768, ou superior – o que acontecerá é que a imagem aparecerá menor do que iria aparecer em uma resolução de tela mais baixa.
AUMENTANDO OU DIMINUINDO A RESOLUÇÃO
Se você criar e trabalhar uma imagem em resolução baixa, e então aumentá-la, a sua qualidade não irá melhorar junto com o aumento da resolução – ela ficará bastante embaçada.
Isso acontece em razão do fato de que, por ter trabalhado com a imagem em baixa resolução, a definição das formas ficou comprometida – havia menos pontos para definir os contornos. Mesmo aumentado a resolução, esta definição ruim será transportada para a imagem em resolução alta.
Portanto, para que a imagem tenha qualidade para impressão, você precisa criá-la com resolução mais alta.
O processo inverso, por outro lado, resultará em uma imagem de baixa resolução com melhopr definição.
Como havia mais ponto para definir as formas no original, o resultado seráuma imagem melhor do que poderia ser feita trabalhando em uma resolução mais baixa.
RESOLUÇÃO X TAMANHO DO ARQUIVO
Outro aspecto importante quanto à resolução das imagens é a sua influência no tamanho do arquivo gravado. Quanto maior a resolução, maior ficará o arquivo. Por exemplo, as imagem do exemplo acima, de tamanho 15×15cm e resolução, a de 72 dpi ocupa um espaço em disco de 168 KB, enquanto que a de 200 dpi ocupa 992 KB. Portanto é aconselhável que você utilize apenas a resolução necessária para a aplicação que a imagem terá e a qualidade da impressora em que será dada a saída.
MODO DE CORES
O terceiro atributo da imagem que nós veremos é o seu Modo de Cores. Ele determinará apenas se a imagem será colorida ou não, mas também a quantidade e o padrão das cores.
Aqui, nós veremos apenas os tipos principais e mais usados, os quais lhe darão uma boa flexibilidade para escolher a que for melhor para a imagem em que estiver trabalhando.
CMYK
Este é o Modo de Cores bastante usado para trabalhosimpressos profissionais, como revistas, panfletos colridos, etc.
Este modo utiliza quatro cores básicas sobre as quais você pode compor outras, em até 16 milões de tons. As cores com as quais ele trabalha são: Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
Ao misturar diferentes porcentagens destas cores, você pode criar outras cores e tons. Por exmplo, para criar um Azul, basta misturar 100% de Ciano e 90% de Magenta. Se você invertesse as porcentagens, você conseguiria um tom de roxo.
Este é o Modo de Cores que torna o arquivo de imagem mais “pesado” entre os tipos existentes. Isto acontece porque ele mantém 32 bists de informação para cada ponto da imagem (são oito bits por cada cor de composição; sendo quatro as cores, o total fica em32 bits).
A nãoser que você pretenda mandar sua imagempara um birô, para dar saída em fotolito, não há necessidade de usar este Modo de Cores. As impressoras domésticas convertem automaticamente os outros modos coloridos em CMYK.
RGB
Este modo ésemelhante ao CMYK por utilizar cores básicas para compor uma gama maior – também mais de 16 milhão de tons. Neste caso, no entanto, você estará trabalhando com vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
O RGB é um sistema mais conhecidode cores, já que as televisões o usam. Você já deve tê-los visto entre os controles da imagem da sua TV; ao mudar a intensidade de uma ou mais das cores, você muda os tons da imagem. Na edição de imagens o princípio é o mesmo.
Diferentemente do CMYK (que usa porcentagens), o RGB utilizauma extensão de valores entre 0 e 255, para cada cor.
Por exemplo para obter o mesmo tomde azul, visto há pouco, você inseriria os valores de 33 para R (Red, Vermelho), 54 para G (Green, Verde) e 154 para B (Blue, Azul).
Outra diferença é que, ao aumentar os valores das cores, você não está necessariamente, tornando-as mais escuras. O branco, por exemplo, é formado ao se inserir o valor 255 para todass as três cores. O preto, por outro lado, aose inserir 0 em toda as cores.
Este modo de cores é estritamente utilizado por aparelho que emitem luz (monitores, televisões, projetores etc), e não pode ser utilizado para mídia impressa – tanto que alguns dos tons deste modo não podem ser reproduzido pelo CMYK.
No entanto, como mencionamos anteriormente, a maioria das impressoras domésticas faz a conversão para o CMYK automaticamente, trocando as cores RGB impossíveis de imprimir, pelas equivalentes mais próximas.
Agora, se você pretende dar saída em fotolito ou impressoras profissionais, use o sistema CMYK, pois o RGB não funcionará.
Em relaçãoao tamanho doarquivo, ele será menor que oCMYK, já que o RGB utiliza apenas 24 bits por ponto (8 bits para cada canal).
INDEXE COLOR (Cores Indexadas)
Este é o último modo colorido que nós veremos. Ele é extremamente limitado em qualidade de cores, se comparado aos dois modos já vistos: são apenas 256, no toral.
A vantagem dele, no entanto, é a de resultar em um arquivo relativamente pequeno. Isto acontece porque ele usa apenas 8 bits para cada ponto da imagem. Ao criar um arquivo neste modo de cores, você terá a oportunidade de personalizar a paleta de cores a serem utilizadas.
Hoje em dia, este modo de cores é bastante usado em ícones e vinhetas feitas para a Web, geralmente no formato .GIF.
TONS DE CINZA
Esse formato utiliza um total de256 tons de cinza.
Seu arquivo resulta bastante pequeno também, já que ele possui apenas 8 bits de dados por pixel.
PRETO E BRANCO (Bitmap)
Este modo possui apenas duas cores: Preto e Branco. Assim, ele nãoprecisa de mais de 1 bit por ponto. Se o bit estiver ligado, ele será de uma cor;se estiver desligado, de outra cor.
As imagens que utilizam este modo de cores são geralmente conhecidos como Linearts.
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